Saiba mais sobre as tendências de comportamento e consumo

Estamos sempre em constante evolução, o mundo muda a todo tempo de forma muito rápida! Nesse contexto, o modo como as pessoas consomem também mudou! De um lado dessa transformação temos a tecnologia e na outra, temas de grande impacto social. Nesse meio, como as empresas devem se comportar? Durante o evento LATAM Retail Show, especialistas falaram sobre as quatro tendências de comportamento e consumo e a seguir vamos mostrar um pouco mais sobre cada um deles para você ficar de olho. Confira:

Propósito e impacto – Um tema frequente durante toda a conversa foi o interesse do consumidor por marcar que apresentam um propósito e compromisso que vai além lucro. Podemos notar esse posicionamento no aumento do consumo de itens mais sustentáveis, se ingredientes de origem animal que vai do setor alimentício aos produtos de beleza. No caso dos alimentos, por exemplo, as mudanças também incluem a busca por ter o conhecimento da origem do alimento, um consumo mais saudável.

Poder das redes – Não há dúvidas que a internet é um canal importante para todo setor existente no mercado. Entretanto, para as grandes empresas assim como serve para sua própria disseminação, também nascem novas marcas e negócios com um alto potencial competitivo. Atualmente 30% do mercado da beleza, por exemplo, pertencem a empresas que há três anos não existiam.

Cliente no centro – Se antigamente o preço era a única variável entre o varejo e consumidor, hoje as empresas precisam de novas estratégias para conquistar e manter seu espaço. Devido o crescimento de preocupações por parte do consumidor como a origem e saúde, é preciso entender como ele se comporta, do que ele gosta e como entregar o que ele espera. O cliente quer tecnologia sem abrir mão da interação. Por isso o desenvolvimento de assistentes virtuais se tornou uma boa opção, que faz essa ponte entre o comprador e a loja, garantindo ainda dados relevantes para a empresa.

Lidando com pessoas – É importante lembrar que mesmo com todas as tendências, os consumidores são acima de tudo pessoas humanas. De acordo com Rita Almeida, chefe da F/Nazca Saatchi & Saatchi, é urgente a necessidade de simplificar – de verdade – a relação de consumo.

Segundo Rita, o número de escolhas feitas por uma pessoa em um único dia pode chegar a 35 mil. “Com esse resultado, temos o que chamamos de fadiga de decisão. Por isso, em meio a milhares de opções, as pessoas preferem marcar que simplificam o processo de compra”, diz.

Com a perda da confiança em instituições públicas e tantas mudanças, as pessoas passaram a se relacionar de forma mais humana com as empresas que possuem visões e crenças que vão de acordo com as suas. Essa é uma oportunidade das empresas assumirem posições de impacto na vida das pessoas da sociedade em que está inserida.

 

Instagram libera agendamento de post para Feed e IGTV de contas comerciais

No começo do mês de agosto o Instagram anunciou a liberação do agendamento de postagens no IGTV e Feed para contas comerciais. A programação dos posts será realizada através do Facebook, pelo Estúdio de Criação da plataforma. A ferramenta ainda não está liberada totalmente, mas os usuários já conseguem fazer algumas movimentações para conhecer o seu funcionamento.

O gerenciamento de publicações, dados e métricas já estão disponíveis e possibilita que os usuários se familiarize com as ferramentas de forma gratuita. Vale lembrar que o agendamento já era permitido para outras redes sociais como Youtube e Facebook, e agora tem tudo para facilitar ainda mais a vida dos internautas e de quem trabalha com marketing digital.

Como funciona esse agendamento?

A programação será possível para posts no Feed do usuário e no IGTV, apenas os stories ficarão de fora da novidade. Além disso, não será necessário a instalação de um novo software. Conheça a seguir o procedimento correto para realizar o agendamento.

  • Acesse o Estúdio de Criação no Facebook e faça o login. Se você for um usuário novo, crie uma conta;
  • Na barra fixa da página, bem no topo, selecione o ícone do Instagram;
  • Conecte a sua conta;
  • Com o login realizado, clique no canto esquerdo o ícone “Criar Publicação”, clicando nele você poderá escolher entre publicação para o IGTV ou Feed.
  • Crie sua publicação, faça a programação e pronto! Post agendado!

E você, gostou dessa novidade? Vai facilitar o processo de agendamento para o seu negócio? Conta para gente nos comentários.

Facebook: A partir de Agosto plataforma fará alterações no Feed de notícias

O Facebook anunciou novas alterações em sua plataforma. A partir do dia 19 de agosto, as postagens na página e os anúncios ganham uma nova aparência, apresentando o novo design para celulares, com alterações no Texto, Proporções de criativos e no feed de notícias.

Menos linhas de texto principal! A exibição do tamanho de texto principal vai diminuir. Atualmente, os posts suportam até 7 linhas de textos nas legendas, sem gerar o ‘Ver mais’. Com a mudança, apenas três linhas serão exibidas no Feed de notícias para dispositivos móveis do Facebook, passando disso, será gerado o ‘Ver mais’ para concluir a leitura. No Criativo, vídeos e imagens suportavam o 2:3 ou outras proporções. A partir da nova data, se usar 2:3 será cortado para 4:5.

De acordo com o Facebook, o objetivo principal das alterações é simplificar seus formatos e melhorar a consistência da experiência no celular. Além disso, ajudará a aumentar a eficácia dos anúncios, facilitando o uso dos mesmos recursos no feed tanto do Facebook quanto do Instagram.

Mas afinal, como fica essas medidas em pixel?

Atualmente, no Instagram o mais usado é o Quadrado 1.1 (1080 x 1080 pixels). Com a novidade, a proporção 4:5 (Retrato) passa a ter um tamanho mínimo de 480 x 600 pixels ou utilizar as medidas de 1080 x 1350 pixels, que é o recomendado tanto para o Instagram ou Facebook, seja foto ou vídeo. Com esse tamanho, é possível aproveitar bem mais o espaço no feed, sejam eles posts orgânicos ou para anúncios.

Instagram oculta número de likes no Brasil

Assunto mais comentado na última quarta-feira (17), o Instagram anunciou que o Brasil é o segundo país a participar do teste que oculta o número de likes em fotos e vídeos no feed. Isso não significa que não terá mais as curtidas. Agora apenas os próprios usuários poderão conferir a quantidade de likes de suas publicações, tendo essa informação indisponível para os seus seguidores.

De acordo com o comunicado oficial, o experimento ‘Instagram sem like’, estará disponível no aplicativo para celulares Android e iPhone (iOS), e é uma tentativa de diminuir a competição entre os seguidores e estimular que a prioridade seja o conteúdo e não as curtidas.

Reação dos usuários 

A novidade dividiu opiniões! Alguns influencers e empresas de marketing estranharam a ausência de curtidas, mas por outro lado, vários usuários comemoraram a decisão. No Twitter, por exemplo, os internautas têm usado diversos argumentos para celebrar a mudança. Eles inclusive, acreditam que essa vai ser uma forma de ajudar na prevenção da saúde mental.

O fim das curtidas é definitivo? 

A princípio o recurso está em fase de teste no Brasil e a interatividade entre os usuários não sofre nenhuma alteração. Ele vai poder continuar curtindo fotos e vídeos, mas não vai ter acesso aos números de curtidas de outras contas. De acordo com a empresa, o possível fim das curtidas é uma forma de combater a corrida pelos likes, por isso o Instagram vai analisar a recepção do experimento para definir se essa retirada vai de fato mudar o comportamento dos usuários.

No Canadá, o teste começou em maio, com resultado considerado positivo pelo Instagram. Essa expansão para outros países é uma forma da rede social avaliar se esse recurso é realmente válido. Essa é também uma forma de combater os aplicativos que vendem seguidores e curtidas para influenciadores digitais, empresas e celebridades, tornando a interação mais verdadeira.

O que muda para os Influenciadores?

Os influenciadores digitais estão por toda a parte no Instagram, eles mobilizam um grande número de seguidores em seus perfis chamando atenção de muitas marcas que buscam mais visibilidade para o seu produto. Com a retirada nos números expostos, uma nova era de influenciadores reais pode estar a caminho. A partir de agora eles precisam se preocupar mais com o conteúdo do que com as reações.

Os influencers continuarão tendo acesso a seus números particulares, com acesso as métricas e programas para gerar relatórios numéricos na internet, podendo compartilhar com seus parceiros e monitorar a reação dos seguidores.

E aí, qual a sua opinião sobre a ocultação dos likes no Instagram? É a favor ou contra? Conta para nós nos comentários.

Google Shopping: Novo formato de publicidade é anunciado no Brasil

Um novo formato de anúncio com foco em elementos visuais que já estava em funcionamento em outros países, agora será disponibilizado no Brasil. O Google anunciou o lançamento do ‘Showcase Shopping Ads’, onde os anunciantes podem usar coleções de imagens, descrições e promoções com a finalidade de promover sua marca e os produtos nos resultados do Google Shopping e na busca.

Para quem deseja fazer uma busca mais abrangente como, por exemplo, roupas para o inverno, o recurso mostra uma ‘vitrine de anúncio’ para cada empresa. Ao clicar, ela é expandida, mostrando uma prévia referente a cada produto e as suas informações, podendo também direcionar o usuário para o site da marca.

Sempre em busca de opções que prendam a atenção dos internautas, nos países em que o formato já está disponível, o Showcase tem ajudado as marcas a melhorarem a captação de novos clientes. De acordo com o Google, com essa nova forma de publicidade, aproximadamente 80% do tráfego dos sites varejistas são de novos visitantes. Além disso, foi perceptível o aumento das pesquisas relacionadas às suas marcas.

Para os clientes que desejam criar esse tipo de anúncio, devem fazer um grupo com os criativos necessário de Showcase no Google Ads. O Google ainda oferece uma página de ajuda, explicando cada detalhe de como utilizar o recurso.

E você, o que achou dessa novidade do Google Shopping? Deixe a sua opinião nos comentários!

Catálogo de produtos no Whatsapp Business? Saiba mais sobre essa novidade

Hoje em dia é muito comum os pequenos negócios usarem o whatsapp para se comunicar com os seus clientes. De acordo com Relatório Webshoppers, no ano de 2018, 32% das transações do comércio eletrônico foram realizadas por meio de dispositivos móveis.

Com crescimento cada vez maior, Mark Zuckerberg anunciou a liberação de uma nova funcionalidade no Whatsapp Business: Os lojistas poderão colocar seus catálogos de produtos diretamente na plataforma, facilitando o acompanhamento do que está disponível na empresa, além de ajudar o seu negócio a crescer. O recurso foi anunciado em abril, mas ainda não está disponível em todos os países.

WhatsApp Business – Ele é um aplicativo gratuito para download, desenvolvido para atender as necessidades de uma pequena empresa, é uma ferramenta que faz toda a diferença para as marcas, pois é uma forma de manter contato direto com os clientes. Ele surgiu como uma ideia inovadora para os empreendedores, desenvolvida com recursos exclusivos para a versão comercial, específicos para quem procura manter contato profissional.

Dentre as suas funcionalidades, podemos citar a possibilidade de programar mensagens automáticas e até mesmo a análise de métricas. Com a nova funcionalidade a caminho, de inserir catálogo de produtos, vai trazer benefícios aos lojistas que antes precisavam criar artes para mostrar suas mercadorias aos clientes. Subir os catálogos vai ser fácil, proporcionando a apresentação dos produtos para os clientes e leads.

Pagamentos – Será possível realizar a compra pelo WhatsApp? O app disponibilizou essa funcionalidade para teste na Índia, e o recurso de catálogo de produtor ainda não está totalmente disponível no Brasil. O sistema de pagamento ainda está passando por testes, com previsão de ser liberada também em outros países até o fim de 2019. Para se preparar para sua chegada, confira algumas dicas de uso:

  • Proporcione um treinamento para sua equipe de vendas;
  • Tira fotos e faça as descrições dos produtos/
  • Crie estratégias de marketing para usar esse recurso para alavancar as vendas.

Para que o novo recurso apresente os resultados esperado, resultando no aumento das vendas, é preciso trabalhar com estratégias de marketing assertivas e divulgação. Comece a planejar suas ações desde já, para que suas vendas aumente com o uso da ferramenta.

E você, o que achou dessa novidade do WhatsApp Business? Deixe a sua opinião nos comentários!

Facebook anuncia lançamento da “Libra” sua própria criptomoeda

Nesta terça-feira (18), o Facebook confirmou o lançamento de uma moeda digital: A Libra. Segundo a empresa, a moeda funcionará em uma plataforma de ‘Blockchain’, possibilitando a transferência entre usuários e futuramente para empresas e pequenos negócios. Em um post na rede social, Mark Zuckerberg compartilhou os planos para a nova subsidiária criada pelo Facebook, a Calibra.

O primeiro produto que será lançado pela Calibra é uma carteira digital para a Libra, que estará disponível no Messenger, WhatsApp e em um aplicativo independente. A previsão é que o serviço esteja disponível a partir de 2020, seja por meio de seus Apps já existentes ou pela nova carteira virtual dedicada.

Desde o começo será permitido que o usuário envie Libra para as pessoas por meio do seu Smartphone, como se estivessem enviando uma mensagem de texto, de baixo custo ou de graça. E tem mais: De acordo com o comunicado, futuramente outros serviços devem ser oferecidos: pagar contar apenas apertando um botão ou até mesmo usar transporte público sem precisar carregar dinheiro ou um cartão.

Proteção

A plataforma afirma que contará com um forte sistema de proteção de dados, assim como os usados por bancos e cartões de crédito, garantindo que o dinheiro e as informações dos seus usuários estejam seguros. Além disso, contará com suporte em tempo real para o caso de perda do celular com a carteira virtual ou problemas com a senha.

Privacidade

Após problemas envolvendo a privacidade de seus usuários, a Calibra não dividirá informações de conta ou dados financeiros com o Facebook ou terceiros sem o consentimento do cliente. Além disso, o comunicado afirma que informações de conta e os dados financeiros de clientes da Calibra não serão usados para aumentar a assertividade de anúncios na família de produto do Facebook.

 

Instagram Stories: Rede Social libera ferramenta que insere animações em letras de músicas

Um dos queridinhos entre os usuários de redes sociais, o Instagram agora conta com um novo upgrade em sua plataforma. Após lançar uma ferramenta que inseria músicas aos seus Stories, na última quinta-feira (06), foi anunciado um novo recurso onde elas virão acompanhadas das suas letras. A ferramenta já está disponível nos países onde a rede social permite adicionar stickers de músicas. Por enquanto o Brasil não está na lista de países incluso.

O aplicativo permitirá que as pessoas escolham se querem ou não adicionar as letras. Ele funciona da seguinte maneira: Os usuários poderão escolher o estilo do texto quando a letra da música estiver disponível. Nesse caso o Instagram oferece uma opção para acrescentar uma animação destacando o que está sendo dito. Da mesma forma que os stickers, é possível escolher o tamanho da letra, estilo e animação a ser usada.

Sobre o recurso 

Para que ele pudesse ser liberado, a rede social fechou acordos com algumas gravadoras como: Universal, Warner e Sony. Vale lembrar que no momento a função ‘Música’ ainda não está disponível no Brasil, sendo possível adicionar as letras apenas em aparelhos que já tenham essa opção.

Caso já esteja liberado no seu dispositivo, o uso é bem simples: Você vai em menu de ‘stickers’ ou ‘figurinhas dos stories’. Depois, clique na opção ‘Música’, escolhe o hit desejado, seleciona o trecho que deseja tocar. Caso a letra esteja disponível é só personalizar conforme o jeito que te agrada e prontinho, elas aparecerão na tela.

Agora é só esperar a atualização chegar no Brasil! Gostou da novidade? Conta para gente nos comentários.

Instagram Shopping: Saiba mais sobre recurso que facilita a venda através da rede social

O Instagram está sempre em busca de inovar para melhor atender os usuários. Como forma de aumentar o poder de venda da plataforma ele conta com o Instagram Shopping, uma funcionalidade que transforma seu perfil em uma máquina de vendas. De acordo com a própria rede social, antes dessa novidade a maioria das compras levavam um dia ou mais para serem finalizadas. Apenas 21% das compras eram concluídas no mesmo dia. A ideia agora é que os usuários estejam mais próximos dos produtos e que o tempo de compra diminua.

O que é Instagram Shopping?

Essa funcionalidade foi testada primeiramente por empresas americanas e recentemente chegou para as contas brasileiras, onde as publicações possuem links diretos para produtos em seu site. Para as marcas que estão com a função liberada, ela funciona da seguinte maneira:

  1. Cada publicação tem um ícone ‘Toque para ver’ no canto inferior esquerdo das fotos;
  2. Ao ser tocado, uma marcação aparece nos produtos da publicação;
  3. Quando a marcação é selecionada, uma nova aba é exibida;
  4. Nessa aba é possível ver informações sobre o produto, sem precisar sair do aplicativo;
  5. Se o consumidor tocar no link ‘Comprar’, ele será direcionado à página do produto no site da empresa.

Requisitos para uso

Para ser utilizada a conta precisa atender alguns requisitos, além de passar por uma análise realizada pela rede social. Normalmente o processo leva alguns dias, e se tudo estiver dentro das normas exigidas, o Instagram Shopping é aprovado. Confira:

  1. A conta no Instagram deve ser um perfil comercial;
  2. É preciso ter um e-commerce, pois a plataforma não processa as compras, ela direciona o comprador para o site em que os produtos são vendidos;
  3. O negócio precisa vender produtos físicos que estejam de acordo com as políticas comerciais do Instagram;
  4. O empreendimento deve estar localizado em um dos seguintes paises: Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Canadá, França, Alemanha, Itália ou na Espanha;
  5. O perfil comercial deve estar conectado a um catálogo do Facebook. Os produtos devem estar cadastrados para serem utilizados pela ferramenta. Ele pode ser criado no Gerenciador de Negócios ou na página da empresa no Facebook.

Benefícios

Muitos perguntam quais benefícios a empresa vai ter com essa mudança. Se o objetivo é vender pelo Instagram, o cliente estará muito mais próximo do produto, o que leva a possibilidade de efetuar a compra com mais facilidade. Não vai acontecer da pessoa gostar de um produto e não conseguir comprar por não ter encontrado no site da empresa, ou ainta ter que acessar o link pela bio. Com o Instagram Shopping a compra fica mais fácil e gera um aumento significativo na taxa de conversão dos seus clientes provenientes do Instagram. Afinal, para quem compra pela internet, tempo é um fator muito importante.

F8 2019: Confira as novidades divulgadas durante principal Conferência do Facebook

Durante a conferência F8 realizada na última terça-feira (30), Mark Zuckerberg apresentou várias mudanças que serão feitas nas redes sociais da empresa. O Facebook mostrou que irá passar por uma transformação completa. Com um novo redesign programado, a plataforma vai passar por uma modificação, a maior de todos os seus quinze anos. Pela primeira vez, irá abandonar a barra de menus azul, trocando-a por um novo modelo na cor branca.

Outro ponto abordado por Zuckerberg, foi a preocupação da empresa em relação a privacidade dos usuários e os princípios condutores da rede social para o futuro:

  • Interações privadas;
  • Reduzir o tempo de permanência das pessoas dentro do app;
  • Encriptação de dados;
  • Segurança da privacidade dos usuários;
  • Segurança dos servidores onde os dados estão armazenados;
  • Interoperabilidade

O foco é transformar o Facebook em uma plataforma social, garantindo a privacidade de seus dados, os usuários vão poder se sentir livres para compartilhar os momentos da sua vida na rede social. O CEO ainda garantiu que a empresa não irá instalar servidores de armazanamento desses dados em países onde as legislações permitem o acesso por parte dos órgãos do governo.

A mudança do aplicativo para dispositivos móveis do Facebook já começou e a previsão é que até o fim da semana todos os aparelhos já terão acesso ao novo design. A versão para desktop será disponibilizada aos usuários daqui alguns meses.

Facebook Grupos

Outro elemento de destaque no novo design, o Facebook Grupos vai receber uma atenção ainda maior. Com uma posição de destaque no menu da rede social, será possível postar em qualquer grupo, direto da página inicial, do mesmo modo quando se posta uma atualização de status.

O principal objetivo é fazer com que o Facebook deixe de ser uma rede social onde você fica sabendo das últimas notícias, para um lugar onde você possa se conectar a pessoas com interesses parecidos com o seu.

Facebook Dating

É namoro ou amizade? A empresa anunciou a chegada do App de namoro Facebook Dating no Brasil, um concorrente do Tinder e Happn. Durante o evento foi apresentado também a função ‘crush secreto’, para aqueles casos onde você não tem certeza se seu amigo ou amiga está afim de você.

Marketplace

O aplicativo que facilita a venda direta de produtos na rede social, também receberá novas funções. O Marketplace irá receber uma atualização que permitirá efetuar pagamentos e rastrear encomendas sem a necessidade de utilizar outros aplicativos.

 Integração com WhatsApp

 O Facebook anunciou também que haverá a integração entre os apps Messenger, WhatsApp e Instagram nos próximos meses, nela será possível se comunicar com amigos nas outras redes sociais. Ele também vai ganhar uma versão desktop, o que trará um recurso de chamadas em vídeo para a plataforma.

Mais novidades no WhatsApp

As novidades para o WhatsApp estão voltadas para uma vertente mais comercial, com catálogo para que seja possível anunciar e expor produtos no WhatsApp Business, e a liberação de pagamento e envio de dinheiro dentro do próprio aplicativo.

De acordo com Zuckerberg, a intenção da empresa agora é estreitar experiências entre as comunidades. Para ele um dos desafios vencidos é o de poder conectar pessoas do mundo todo. O próximo passo é tornar essa vivência em algo ainda mais verdadeiro.

E aí, o que achou das mudanças realizadas nos aplicativos gerenciados pelo Facebook? Você acha que eles serão benéficos no seu uso diário? Diz pra nós aqui nos comentários.