O Instagram está sempre em busca de inovar para melhor atender os usuários. Como forma de aumentar o poder de venda da plataforma ele conta com o Instagram Shopping, uma funcionalidade que transforma seu perfil em uma máquina de vendas. De acordo com a própria rede social, antes dessa novidade a maioria das compras levavam um dia ou mais para serem finalizadas. Apenas 21% das compras eram concluídas no mesmo dia. A ideia agora é que os usuários estejam mais próximos dos produtos e que o tempo de compra diminua.

O que é Instagram Shopping?

Essa funcionalidade foi testada primeiramente por empresas americanas e recentemente chegou para as contas brasileiras, onde as publicações possuem links diretos para produtos em seu site. Para as marcas que estão com a função liberada, ela funciona da seguinte maneira:

  1. Cada publicação tem um ícone ‘Toque para ver’ no canto inferior esquerdo das fotos;
  2. Ao ser tocado, uma marcação aparece nos produtos da publicação;
  3. Quando a marcação é selecionada, uma nova aba é exibida;
  4. Nessa aba é possível ver informações sobre o produto, sem precisar sair do aplicativo;
  5. Se o consumidor tocar no link ‘Comprar’, ele será direcionado à página do produto no site da empresa.

Requisitos para uso

Para ser utilizada a conta precisa atender alguns requisitos, além de passar por uma análise realizada pela rede social. Normalmente o processo leva alguns dias, e se tudo estiver dentro das normas exigidas, o Instagram Shopping é aprovado. Confira:

  1. A conta no Instagram deve ser um perfil comercial;
  2. É preciso ter um e-commerce, pois a plataforma não processa as compras, ela direciona o comprador para o site em que os produtos são vendidos;
  3. O negócio precisa vender produtos físicos que estejam de acordo com as políticas comerciais do Instagram;
  4. O empreendimento deve estar localizado em um dos seguintes paises: Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Canadá, França, Alemanha, Itália ou na Espanha;
  5. O perfil comercial deve estar conectado a um catálogo do Facebook. Os produtos devem estar cadastrados para serem utilizados pela ferramenta. Ele pode ser criado no Gerenciador de Negócios ou na página da empresa no Facebook.

Benefícios

Muitos perguntam quais benefícios a empresa vai ter com essa mudança. Se o objetivo é vender pelo Instagram, o cliente estará muito mais próximo do produto, o que leva a possibilidade de efetuar a compra com mais facilidade. Não vai acontecer da pessoa gostar de um produto e não conseguir comprar por não ter encontrado no site da empresa, ou ainta ter que acessar o link pela bio. Com o Instagram Shopping a compra fica mais fácil e gera um aumento significativo na taxa de conversão dos seus clientes provenientes do Instagram. Afinal, para quem compra pela internet, tempo é um fator muito importante.

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