Durante a conferência F8 realizada na última terça-feira (30), Mark Zuckerberg apresentou várias mudanças que serão feitas nas redes sociais da empresa. O Facebook mostrou que irá passar por uma transformação completa. Com um novo redesign programado, a plataforma vai passar por uma modificação, a maior de todos os seus quinze anos. Pela primeira vez, irá abandonar a barra de menus azul, trocando-a por um novo modelo na cor branca.

Outro ponto abordado por Zuckerberg, foi a preocupação da empresa em relação a privacidade dos usuários e os princípios condutores da rede social para o futuro:

  • Interações privadas;
  • Reduzir o tempo de permanência das pessoas dentro do app;
  • Encriptação de dados;
  • Segurança da privacidade dos usuários;
  • Segurança dos servidores onde os dados estão armazenados;
  • Interoperabilidade

O foco é transformar o Facebook em uma plataforma social, garantindo a privacidade de seus dados, os usuários vão poder se sentir livres para compartilhar os momentos da sua vida na rede social. O CEO ainda garantiu que a empresa não irá instalar servidores de armazanamento desses dados em países onde as legislações permitem o acesso por parte dos órgãos do governo.

A mudança do aplicativo para dispositivos móveis do Facebook já começou e a previsão é que até o fim da semana todos os aparelhos já terão acesso ao novo design. A versão para desktop será disponibilizada aos usuários daqui alguns meses.

Facebook Grupos

Outro elemento de destaque no novo design, o Facebook Grupos vai receber uma atenção ainda maior. Com uma posição de destaque no menu da rede social, será possível postar em qualquer grupo, direto da página inicial, do mesmo modo quando se posta uma atualização de status.

O principal objetivo é fazer com que o Facebook deixe de ser uma rede social onde você fica sabendo das últimas notícias, para um lugar onde você possa se conectar a pessoas com interesses parecidos com o seu.

Facebook Dating

É namoro ou amizade? A empresa anunciou a chegada do App de namoro Facebook Dating no Brasil, um concorrente do Tinder e Happn. Durante o evento foi apresentado também a função ‘crush secreto’, para aqueles casos onde você não tem certeza se seu amigo ou amiga está afim de você.

Marketplace

O aplicativo que facilita a venda direta de produtos na rede social, também receberá novas funções. O Marketplace irá receber uma atualização que permitirá efetuar pagamentos e rastrear encomendas sem a necessidade de utilizar outros aplicativos.

 Integração com WhatsApp

 O Facebook anunciou também que haverá a integração entre os apps Messenger, WhatsApp e Instagram nos próximos meses, nela será possível se comunicar com amigos nas outras redes sociais. Ele também vai ganhar uma versão desktop, o que trará um recurso de chamadas em vídeo para a plataforma.

Mais novidades no WhatsApp

As novidades para o WhatsApp estão voltadas para uma vertente mais comercial, com catálogo para que seja possível anunciar e expor produtos no WhatsApp Business, e a liberação de pagamento e envio de dinheiro dentro do próprio aplicativo.

De acordo com Zuckerberg, a intenção da empresa agora é estreitar experiências entre as comunidades. Para ele um dos desafios vencidos é o de poder conectar pessoas do mundo todo. O próximo passo é tornar essa vivência em algo ainda mais verdadeiro.

E aí, o que achou das mudanças realizadas nos aplicativos gerenciados pelo Facebook? Você acha que eles serão benéficos no seu uso diário? Diz pra nós aqui nos comentários.

Facebook Comments