Com o avanço da internet cada vez mais presente em nosso dia-a-dia até a atual pandemia do novo coronavírus, o número de usuários de redes sociais cresce exponencialmente. Segundo estudo realizado pela Hootsuite em parceria com We Are Social, estão atualmente conectadas na internet 4,7 bilhões de pessoas, sendo que 6 em cada 10 dessas acessam a internet pelo computador, tablet ou smartphone. A população mundial gira em torno de 7,85 bilhões de pessoas, ou seja, mais da metade do mundo está conectado à rede.
O estudo também destaca que 4,33 bilhões de pessoas são usuárias de alguma rede social. Esse número está crescendo cada vez mais rápido, principalmente com o contexto de pandemia em que o isolamento social faz com que seja difícil se encontrar pessoalmente com pessoas, fazendo com que as relações sejam virtuais, por meio de redes sociais. Os países que tiveram maior crescimento de novos usuários nos últimos 12 meses foram: China, Índia, Indonésia e Brasil. Os dados sugerem uma média de 900 mil novos usuários de redes sociais por dia ao redor do mundo, o que apresenta 10 novos usuários por segundo, um crescimento de 14% ao ano.
A empresa Integration da Loures Consultoria, especializada em dados e insights, realizou uma pesquisa que revela que mais de 73% dos entrevistados aumentaram o uso das redes sociais desde o início da pandemia em março de 2020, demonstrando então o crescente número de usuários ativos.
Ainda segundo a mesma pesquisa, os usuários passam uma média de 30 horas por mês no aplicativo WhatsApp, 15 horas no Facebook, 14 horas no Instagram e TikTok e 6 horas no Twitter. Em questão a qual rede social é a favorita no mundo o WhatsApp Messenger é o que fica em primeiro lugar sendo apontado por 24,1% dos entrevistados como seu aplicativo favorito, em seguida o Facebook com 21,8% e Instagram com 18,4%. Mostrando que as redes sociais de Mark Zuckerberg são as dominantes entre as redes sociais. Outra rede social que se destacou, principalmente na pandemia, foi o TikTok, aplicativo chinês que foi o causador de diversas polêmicas nos Estados Unidos. O aplicativo de vídeos ficou muito popular entre os jovens, a pesquisa mostra que a maioria dos usuários se encontram abaixo da faixa dos 24 anos de idade.
Em questão sobre o porquê de utilizar as redes sociais, ainda segundo pesquisa de Hootsuite e We Are Social, quase metade dos entrevistados afirmam que utilizam para “manter contato com amigos e familiares”, 36,1% para se manter atualizado de notícias e 31,5% usa para fins de entretenimento. Vale lembrar do perigo do grande número de fake news presentes nas redes sociais, por mais que as políticas das redes estejam tentando combatê-las a todo momento, sempre confira a fonte da notícia para não consumir fake news.
Facebook Comments