Assunto mais comentado na última quarta-feira (17), o Instagram anunciou que o Brasil é o segundo país a participar do teste que oculta o número de likes em fotos e vídeos no feed. Isso não significa que não terá mais as curtidas. Agora apenas os próprios usuários poderão conferir a quantidade de likes de suas publicações, tendo essa informação indisponível para os seus seguidores.

De acordo com o comunicado oficial, o experimento ‘Instagram sem like’, estará disponível no aplicativo para celulares Android e iPhone (iOS), e é uma tentativa de diminuir a competição entre os seguidores e estimular que a prioridade seja o conteúdo e não as curtidas.

Reação dos usuários 

A novidade dividiu opiniões! Alguns influencers e empresas de marketing estranharam a ausência de curtidas, mas por outro lado, vários usuários comemoraram a decisão. No Twitter, por exemplo, os internautas têm usado diversos argumentos para celebrar a mudança. Eles inclusive, acreditam que essa vai ser uma forma de ajudar na prevenção da saúde mental.

O fim das curtidas é definitivo? 

A princípio o recurso está em fase de teste no Brasil e a interatividade entre os usuários não sofre nenhuma alteração. Ele vai poder continuar curtindo fotos e vídeos, mas não vai ter acesso aos números de curtidas de outras contas. De acordo com a empresa, o possível fim das curtidas é uma forma de combater a corrida pelos likes, por isso o Instagram vai analisar a recepção do experimento para definir se essa retirada vai de fato mudar o comportamento dos usuários.

No Canadá, o teste começou em maio, com resultado considerado positivo pelo Instagram. Essa expansão para outros países é uma forma da rede social avaliar se esse recurso é realmente válido. Essa é também uma forma de combater os aplicativos que vendem seguidores e curtidas para influenciadores digitais, empresas e celebridades, tornando a interação mais verdadeira.

O que muda para os Influenciadores?

Os influenciadores digitais estão por toda a parte no Instagram, eles mobilizam um grande número de seguidores em seus perfis chamando atenção de muitas marcas que buscam mais visibilidade para o seu produto. Com a retirada nos números expostos, uma nova era de influenciadores reais pode estar a caminho. A partir de agora eles precisam se preocupar mais com o conteúdo do que com as reações.

Os influencers continuarão tendo acesso a seus números particulares, com acesso as métricas e programas para gerar relatórios numéricos na internet, podendo compartilhar com seus parceiros e monitorar a reação dos seguidores.

E aí, qual a sua opinião sobre a ocultação dos likes no Instagram? É a favor ou contra? Conta para nós nos comentários.

Facebook Comments