Pela primeira vez WhatsApp vai se rentabilizar com anúncios nos status

Que o WhatsApp é a maior plataforma de troca de mensagens no Brasil e em vários outros países do mundo, isso todo mundo já sabe. O que talvez pouca gente saiba é que mesmo contando com cerca de 1,5 bilhão de usuários no mundo todo, a empresa ainda não tinha encontrado uma forma de fazer dinheiro com isso. Essa busca, porém, parece ter acabado de acabar: a partir de hoje haverá anúncios no WhatsApp.

O problema para a rentabilização do WhatsApp era justamente o seu serviço prestado. Apesar de ser muito utilizado, a troca de mensagens entre pessoas é algo privado, particular e delicado. Ganhar dinheiro, ainda que seja indiretamente, coletando dados e vendendo anúncios no WhatsApp , portanto, parecia algo impensável para a companhia que, pelo menos oficialmente, nunca admitiu fazer isso.

Pelo contrário. Todo usuário do WhatsApp no Brasil deve se lembrar de pelo menos uma ou duas oportunidades em que a plataforma saiu do ar por decisão judicial após se negar a revelar o conteúdo de conversas particulares entre seus usuários, mesmo que a justiça entendesse que as informações ali contidas pudessem contribuir para uma investigação.

A polêmica é tamanha quando se trata de privacidade dos usuários que os acontecimentos recentes fizeram, inclusive, com que a empresa passasse a reforçar a criptografia e, portanto, a segurança da troca de mensagens dentro do aplicativo. Algo que sempre é relembrado aos seus milhões (ou bilhões) de usuários sempre que eles começam uma conversa nova.

Tudo isso fez com que o WhatsApp sempre fosse considerado um produto de grande potencial por conta da sua grande cartela de usuários e de dados, mas incapaz de conseguir se rentabilizar e viabilizar financeiramente a longo prazo.

É bem verdade que isso não impediu que o Facebook, uma outra gigante do setor de tecnologia, comprasse a companhia de seus fundadores por US$ 22 bilhões, mas de qualquer forma, os problemas de rentabilização do WhatsApp podem estar perto de acabar.

Os usuários, no entanto, não precisam se preocupar (tanto). Isso porque a empresa encontrou na venda de anúncios no WhatsApp Status, uma forma de lucrar sem ser (tão) invasivo aos usuários . A ideia é exatamente a mesma do que já acontece no Instagram Stories quando as fotos ou vídeos curtos e efêmeros dos contatos de um usuário são intercalados com anúncios de marcas que pagaram para estar ali.

A revelação feita inicialmente pelo ‘The Wall Street Journal’ ainda dá conta de que essa relativamente nova funcionalidade do WhatsApp ainda não caiu de vez nas graças dos usuários (sobretudo no Brasil), mas já conta com 450 milhões de usuários diários. Apenas uma fração do total de usuários do WhatsApp “normal”, mas ainda 50 milhões além do que o Instagram tem neste mesmo tipo de recurso.

Além disso, o WhatsApp também utilizará a plataforma Business (a única modalidade do WhatsApp que já cobra um valor dos seus usuários) para permitir que essas empresas entrem em contato com possíveis clientes.

O valor cobrado pelo aplicativo ficará entre US$ 0,005 (meio centavo de dólar) e US$ 0,09 (nove centavos de dólar) por cada mensagem enviada para cada pessoa. Valores próximos dos que já são cobrados nos anúncios do Facebook, empresa dona do serviço de mensagens.

Facebook Watch: Com plataforma de vídeos, rede social adquire direito para transmitir jogos da Libertadores e Liga dos Campeões.

 

Das 155 partidas previstas para a edição da Libertadores em 2019, a rede social tem o direito sobre 46

O Facebook vive um novo ciclo, que tem tudo para crescer ainda mais, com a aposta na plataforma de vídeos do aplicativo. Após vencer uma licitação da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), a rede social adquiriu o direito de Transmissão de alguns jogos nas edições de 2019 à 2022, da Copa Libertadores para a América do Sul. O Facebook ainda tem os direitos para fazer a transmissão da Liga dos Campeões no Brasil.

 Copa Libertadores no Watch

A transmissão vale para os jogos realizados na quinta-feira, por meio do “Facebook Watch”, plataforma de vídeos da rede social. Das 155 partidas previstas para a edição de 2019, a rede social tem o direito sobre 46. O acordo oferece exclusividade para 27 partidas que serão transmitidas para os dez países membros da Conmebol, incluindo o Brasil. Os 19 jogos restantes passarão apenas nos países de língua espanhola.

No jogo pela Copa Libertadores da última quinta-feira (11) entre Flamengo e San José (Bolívia), foi a primeira vez que o Rubro-Negro teve a vitória transmitida com exclusividade no Facebook. Com o placar de 6 a 1, a partida ultrapassou de 1 milhão de espectadores, recorde da plataforma no Brasil.

Facebook Watch

Disponível para usuários brasileiros desde outubro do ano passado, o Facebook Watch é uma plataforma de vídeos integrada ao aplicativo da rede social no celular. Ela reúne o conteúdo publicado pelas páginas que você segue.

Uma plataforma exclusivamente dedicada ao audiovisual, ela permite que os usuários assistam a programas originais e completos, enquanto interagem na rede social. O Watch está disponível para dispositivos móveis, desktop e no aplicativo para TV do Facebook.

O USO DE DRONES ESTÁ BEM PRÓXIMO

Os drones ainda não vão entregar aquele lanche na sua casa, mas a ideia já está sendo estudada por indústrias para que as aeronaves não tripuladas possam fazer entregas. O uso dos drones em áreas urbanas ainda é muito restrito, por conta da quantidade de grandes prédios.

No Brasil as indústrias já tem autorização de usar drones como uma forma de otimizar a logística, transportando peças por galpões e evitando que máquinas fiquem paradas de forma desnecessária.

Já existem rumores de que a partir do ano que vem os drones poderão ter autorizações para serem usados em instituições privadas. A agilidade é umas das maiores vantagens desse meio, que poderá fazer a entrega muito mais rápida que uma moto, por exemplo.

A empresa americana Zipline que atua na África, transporta insumos médicos em locais que são praticamente impossíveis de chegar veículos. Desde 2016, já realizaram mais de 16 mil entregas. Segundo a empresa, o tempo médio é de 30 minutos, se o serviço fosse realizado por um caminhão levaria cerca de 5 horas.

No Brasil a empresa de medicamentos SMX já fez 30 entregas usando drones no interior de São Paulo. Especialistas acreditam que em pouco tempo, diversos outros produtos poderão ser entregues via drones, facilitando para empresas e consumidores.

Fonte: G1

Facebook pretende integrar mensagens entre WhatsApp, Instagram e Messenger

O Facebook quer integrar as mensagens enviadas entre as suas plataformas, tornando possível que os usuários usem aplicativos diferentes para conversar. O jornal The New York Times foi quem divulgou as informações desse novo projeto.

A ideia da integração entre WhatsApp, Instagram e Facebook, veio do diretor-executivo do Facebook Mark Zuckerberg. Está previsto que a mudança aconteça entre final de 2019 e início de 2020.

Todos os aplicativos vão continuar funcionando separadamente, apenas o bate-papo que será integrado entre as redes. Será possível enviar do WhatsApp uma mensagem direta pra alguém do facebook por exemplo.

Fonte: TecMundo

CHINA APOSTA EM CELULAR COM TELA DOBRÁVEL

O tempo dos celulares que dobram, mais conhecidos como celulares de flip já passou. Depois que a tecnologia apresentou as telas sensíveis ao toque, os aparelhos antigos foram deixados de lado. Mas será que eles podem voltar de uma maneira mais moderna?

Na maior feira de tecnologia do mundo, a CES, uma empresa chinesa conhecida por Royole apresentou um celular dobrável: o FlexPai. O aparelho tem a tela dobrável em até 180 graus e a sua tela é de 7,8 polegadas. Na verdade, são três telas: primária, secundária e borda.

Além de versátil, o aparelho tem uma tela 5 vezes mais fina e 10 vezes mais leve do que outros celulares. O maior objetivo da fabricante é acabar com as telas que quebram e oferecer um celular que resolve o problema de portabilidade e tela grande.

O FlexPai está em pré-venda nos Estados Unidos. É oferecido com 128 GB de memória, por US$ 1.318, ou 256 GB, por US$ 1.469.

Fonte: G1

TVs podem ser controladas por ondas cerebrais em projeto da Samsung

Já imaginou poder trocar de canal usando apenas o pensamento? Esse é um projeto desenvolvido pela Samsung da Suíça. Eles criaram um software que tem como objetivo facilitar a vida de pessoas com deficiências físicas, para que consigam navegar pela TV.

O software foi desenvolvido em parceria com o Centro de Neuropróteses da Escola Politécnica Federal de Lausana, na Suíça. Através das ondas cerebrais, é possível controlar recursos como canal e ajuste de volume. O sistema é para as TV’s Smart da Samsung.

Para que os comandos sejam emitidos, o software precisa ser calibrado para que entenda o usuário, por isso é necessário o uso de um capacete com 64 sensores e um rastreador ocular que é conectado à TV.

Atualmente, a Samsung trabalha em tecnologias que usam ondas cerebrais para fins de acessibilidade, esse protótipo atual levou 3 meses para ser desenvolvido. A empresa coreana planeja, em breve,  começar a fazer testes em hospitais da Suíça.

Fonte: Daniel Junqueira/Olhar Digital

Google Maps anuncia chat para conversar com estabelecimentos durante a rota

A Google anunciou recentemente uma nova função no Google Maps. A partir de agora o serviço de pesquisa e visualização de mapas, oferece um chat para facilitar a vida dos usuários. A nova função vai possibilitar conversas com diferentes estabelecimentos comerciais.

É muito parecido com um serviço de atendimento ao consumidor, mas direto pelo Google Maps. Ali é possível tirar dúvidas sobre horários de funcionamento, preços de produtos, entre outros.

Os estabelecimentos que quiserem fazer parte da nova função, precisarão ter um Business Profile no Google para conseguir falar com os seus clientes através do chat.

Segundo a Google, esse novo recurso está sendo liberado para vários países. O chat deve aparecer no menu de opções lateral do Google Maps.

Novidade: WhatsApp irá exibir anúncios no Status

Chris Daniels, vice-presidente do WhatsApp, confirmou na última quarta-feira, 31, que o serviço de mensagens passará a exibir anúncios ao lado do já popular recurso Status.

Utilizado também nas demais plataformas pertencentes ao Facebook, como a versão Stories do Instagram, o Status exibe durante 24 horas, para todos os contatos, uma combinação de texto, fotos e vídeos.

Implementado no WhatsApp no início de 2017, o recurso conta hoje com cerca de 450 milhões de usuários ativos diariamente, se tornando, portanto, uma boa ferramenta para empresários e para a publicidade.

A mudança pode ser uma estratégia do Facebook de monetizar o serviço, já que os usuários não pagam para usar o aplicativo, e de variar suas fontes de renda através do próprio WhatsApp e das demais ferramentas como Messenger e Instagram.

De acordo com os últimos relatórios da rede social, a tendência é que a base de usuários do Facebook sofra estagnação e até mesmo queda em determinadas regiões, resultando nessa busca por alternativas de faturamento nas demais plataformas da corporação.

 

Dicas para o seu e-commerce na Black Friday

Dia 23 de novembro está se aproximando e surge a pergunta que não quer calar: seu #e-commerce já está preparado para esta data? Não??? Então para te ajudar, nós da #DIGIDEIAS vamos dar mãozinha com algumas sugestões de como melhorar a sua presença no evento mais importante do comércio online no ano.

Para começar, hoje vamos falar sobre a comunicação visual da sua loja. Muitos dos seus concorrentes não se importam com isso, mas é uma ótima ideia personalizar 100% da identidade do site e suas redes sociais com o tema, visando chamar a atenção do cliente e deixando-o antenado em suas promoções.

Então vamos lá:

1 – Deixe o site com o fundo preto para gerar um maior contraste com os outros elementos (banners, pop-ups) e criar uma atmosfera com a campanha em um todo;

2 – Utilize banners coloridos que sejam contrastantes com as cores da sua marca e que evidenciem os produtos em promoção;

3 – Seja prudente ao usar vídeos e animações dentro do site, para que os mesmos não desviem a atenção do cliente do foco principal;

4 – Crie banners específicos com os produtos em promoção e deixe-os em destaque até o dia do Black Friday;

5 – Agrupe os produtos por tipo, linha, faixa de preço ou seções especiais e crie links que levem o cliente a encontrar o que procura de forma simples e descomplicada;

6 – Insira selos especiais com chamadas nos produtos que participam da promoção, informando os benefícios que o cliente terá na sua compra.

Exemplo:

Últimas peças,

Até 80% off,

Frete grátis,

Somente hoje,

“de xx por xx”,

“parcelamos em até xx”;

7 – Use contadores regressivos para transmitir urgência e acelerar o processo de decisão do cliente. Exemplo: Esta promoção termina em xx horas e xx minutos;

8 – Ofereça cupons de descontos exclusivos para serem usados na próxima compra após o Black Friday.

A campanha exige planejamento, preparação e motivação para que a sua campanha seja um sucesso, mas no final com certeza valerá a pena.

Não espere mais e corra fazer estas alterações que ainda dá tempo de se destacar na Black Friday, também não deixe de acompanhar mais dicas como estas em nosso blog.

Boas vendas!

Como proteger a sua conta do WhatsApp para não ser invadida

Cada vez mais os usuários na internet sofrem por ter as suas contas invadidas. No caso do WhatsApp, alguns descuidos na hora de usar o aplicativo pode facilitar a invasão.

Durante a campanha presidencial desse ano, muitas pessoas entre elas jornalistas e políticos, tiveram as suas contas hackeadas, fazendo com que a Polícia Federal iniciasse uma investigação para descobrir os autores da ação.

Mas muitas pessoas ainda se perguntam: É possível invadir uma conta de WhatsApp? Sim, é possível! Por isso separamos algumas dicas do Hacker e Especialista da Informação Igor Rincon, para evitar que isso aconteça. Ele também explica como os invasores agem:

Troca de número do WhatsApp: Nesse caso é enviado via SMS um código que aparece na tela do celular como uma notificação. Caso o invasor tenha acesso físico ao celular da vítima, ele pode pegar a sequência numérica e entrar na conta.

WhatsApp Web: Se uma pessoa tiver acesso ao celular desbloqueado, ela consegue habilitar o WhatsApp Web em outro computador e, com isso, abrir as conversas e os históricos sem alertar o dono da conta.

Programa Malicioso: A pessoa pode instalar um programa no aparelho. Se for o caso de um malware, é possível acessar as fotos do celular e outras informações privadas que estão salvas fora do WhatsApp.

Existem também golpes sofisticados que podem roubar registros do WhatsApp e até clonar o chip da vítima.

Como se proteger

O WhatsApp oferece um recurso de segurança com verificação que pode ser habilitado em duas etapas. Toda vez que o aplicativo for ativado em outro celular, ele vai pedir um código de seis dígitos.

Também é possível mudar as configurações para não exibir notificações do app na tela do celular.

Não clique em promoções enviadas pelo aplicativo e instale um antivírus.

Fonte: Portal R7