Já imaginou poder trocar de canal usando apenas o pensamento? Esse é um projeto desenvolvido pela Samsung da Suíça. Eles criaram um software que tem como objetivo facilitar a vida de pessoas com deficiências físicas, para que consigam navegar pela TV.

O software foi desenvolvido em parceria com o Centro de Neuropróteses da Escola Politécnica Federal de Lausana, na Suíça. Através das ondas cerebrais, é possível controlar recursos como canal e ajuste de volume. O sistema é para as TV’s Smart da Samsung.

Para que os comandos sejam emitidos, o software precisa ser calibrado para que entenda o usuário, por isso é necessário o uso de um capacete com 64 sensores e um rastreador ocular que é conectado à TV.

Atualmente, a Samsung trabalha em tecnologias que usam ondas cerebrais para fins de acessibilidade, esse protótipo atual levou 3 meses para ser desenvolvido. A empresa coreana planeja, em breve,  começar a fazer testes em hospitais da Suíça.

Fonte: Daniel Junqueira/Olhar Digital

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *
You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>