A hashtag é aquela palavra chave que é antecedida pela cerquilha (#) utilizada em sites de mídias sociais e aplicativos da atualidade, principalmente no Twitter. O objetivo é identificar mensagens sobre um assunto específico. Pode-se dizer também que as hashtags são termos associados a assuntos ou discussões que pretender indexar nas redes sociais.

No Instagram, Facebook e Twitter, quando uma publicação é feita com a hashtag, a mesma se transformar em um hiperlink que leva o usuário para um outra pagina com outras publicações relacionadas ao mesmo assunto, mesma palavra.

Apesar de parecer um pouco óbvio, esse recurso possui algumas dicas para obter melhores resultados, pois se forem utilizadas de forma correta e com critério, ajudam as pessoas a encontrarem as páginas com mais facilidade, criando maior engajamento.

Não use muitas palavras juntas  

Quando a hashtag tem é escrita com muitas palavras juntas acaba dificultando a leitura dos seus seguidores. Os espaços entre as palavras servem para dar um respiro na leitura, quando não existem, as palavras acabam se misturando, dessa forma o leitor demora mais tempo para entender o que foi escrito.  Caso realmente precise usar mais de uma palavra, inicia cada uma com a letra maiúscula.

Não uso uma hashtag para cada palavra na frase

Utilizar uma hashtag para para palavra de uma frase também pode prejudicar a leitura, pois dessa forma coloca pausas demais. Separe as palavras chaves do seu texto, colocando-as no final. Você pode colocá-la também no meio de uma frase.

Relacione as hashtags com seu post

Não exagere na quantidade. O recurso facilita as busca de outros usuários, por isso não devem ser utilizados para descrever ou destacar tudo o que aparece no texto ou na imagem. Então as hashtags devem ter relação com o post.

No Marketing Digital, uma vez que seus perfil nas redes sociais sejam públicos, usar a hashtag torna os posts visíveis para tosos que tem os mesmos interesses, dessa forma as publicações não ficam restritas apenas ao seus seguidores. Por isso, selecionar bem as palavras chaves pode aumentar o alcance das suas publicações nas redes.

Utilize-as também para ações específicas, como promoções e sorteios, assim pode gerar maior engajamento com os seguidores. Além disso, lembre-se de pesquisar quais são as hashtags adequadas para cada rede social, pois cada uma possui peculiaridades, como por exemplo a linguagem. No Twitter a ideia é mantê-las tão curtas já que cada publicação permite apenas 140 caracteres, já no Instagram, o espaço para o texto permite uma maior número.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *
You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>